Decreto estabelece controle de gastos e otimização de recursos financeiros municipais
Limpeza urbana, coleta de lixo, iluminação pública, obras de pavimentação e saneamento estão garantidos em Valparaíso de Goiás mesmo diante da atual situação econômica que afeta as contas dos municípios brasileiros. Para driblar a limitação orçamentária, o Executivo local editou decreto que dispõe sobre a necessidade de racionalizar e controlar os gastos para otimizar os recursos financeiros no âmbito da Administração Municipal.
Uma das medidas adotadas pela gestão municipal foi a redução em 25% do valor da Gratificação de Natureza Especial (GNE), concedida aos servidores públicos locais. Inicialmente, a diminuição da bonificação é por seis meses, com possibilidade de prorrogação do prazo, caso necessário.
O decreto estabelece também que a Secretaria de Administração e Recursos Humanos faça o acompanhamento da folha de pagamento da Administração Direta e Indireta. A pasta terá de adotar medidas necessárias ao cumprimento dos dispositivos relativos às despesas de pessoal.
Ainda como forma de garantir recursos destinados às obras e serviços de interesse da comunidade, todas as Secretarias, Diretorias e demais órgãos subordinados ao Executivo municipal devem reduzir despesas de manutenção e custeio em 20% da média mensal. O plano de redução deve ser apresentado no prazo máximo de 15 dias ao Gabinete da Prefeita.
Ao adotar tais critérios de contenção de gastos, o governo municipal mostra responsabilidade com a garantia e manutenção dos serviços públicos em Valparaíso. As readequações também servirão como forma de conscientizar servidores quanto à importância de evitar desperdícios e usar de forma consciente os recursos públicos.
Fonte: Redação.